61 3962 0000


Se preferir ligamos para você. Clique aqui

O que é bruxismo e quais as consequências dessa desordem funcional

Bruxismo é uma desordem funcional que faz com que o paciente aperte os dentes causando aquele ranger de dentes involuntário. Geralmente as pessoas só descobrem que tem bruxismo após algum problema nos dentes. O bruxismo causa dor na musculatura e desgasta os dentes.

Bruxismo é um problema que deve ser levado a sério e se não tratado poderá causar ainda mais incômodos durante  o decorrer de toda a vida do portador de bruxismo. Uma das dificuldades de identificar o bruxismo é que os efeitos dele ocorrem principalmente durante o sono e isso torna praticamente impossível para o portador identificar o bruxismo, mas os parentes podem ajudar e ficar de olho e o portador deve perceber se acorda com os músculos doloridos, pois isso é um indício de bruxismo.

Causas do bruxismo

Ainda não é possível afirmar com certeza todas as causas do bruxismo já que os médicos ainda debatem e também não conseguiram entender todas as causas desse problema. Mas algumas razões já são indicadas para a desordem funcional que conhecemos por bruxismo como sensações de raiva, stress, ansiedade, frustração, apneia do sono, dentes mal alinhados, etc. Problemas emocionais são a maior causa para o bruxismo.

Tipos de bruxismo

Muitas pessoas já ouviram falar do bruxismo e certamente sabe e conhece os sintomas desse mal mas o que muita gente não sabe é que existem dois tipos diferentes de bruxismo que são o bruxismo em vigília e o bruxismo do sono.

  • No Bruxismo em vigília a pessoa ao passar por alguma tensão, se concentrar em algo, ver um vídeo no youtube, ou lendo um livro pressiona os dentes por um longo período de tempo sem perceber. Também é possível que esse tipo de bruxismo seja causado por uso de algum medicamente.
  • Já no bruxismo do sono, como o próprio nome já diz ocorre durante o sono quando o portador de bruxismo range os dentes por períodos de sonos mais leves.

Quem procurar para o tratamento

Se você desconfia que está com sintomas de bruxismo deve procurar uma clínica odontológica pois a melhor pessoa para dizer se você realmente tem bruxismo ou não é o seu dentista. Mais especificamente o dentista especializado em ortodontia.

Qual a cura para o bruxismo?

Bruxismo infelizmente não tem cura, mas tem tratamentos para que o portador tenha uma melhor qualidade de vida. Se você sentir dor na mandíbula ao acordar, dor de cabeça, sensibilidade demais e desconfiar de bruxismo é muito importante buscar por um dentista imediatamente.