61 3962 0000


Se preferir ligamos para você. Clique aqui

Primeiros dentes do bebê. Importância dos cuidados

Normalmente os primeiros dentes do bebê nascem por volta dos seis meses de vida, quando deixam de mamar exclusivamente, e passam a consumir outros alimentos, sendo um marco de desenvolvimento importante tanto para o bebê como para os pais.

Os primeiros dentes do bebê podem nascer dos seis meses ate os nove meses de vida, no entanto alguns bebês chegam ao primeiro ano de vida sem nenhum dente, como também tem alguns bebês adiantados que o primeiro dente sai aos 3 ou 4 meses de idade.

Por isso os pais não devem ficar preocupados pois todo bebê tem seu tempo, assim como alguns andam ou falam rápido ou mais demorado, assim acontece com os dentes. Cada bebê tem seu tempo.

A primeira dentição do bebe completa são de vinte dentinhos, dez na parte inferior e dez na parte superior. Normalmente todos os dentes devem ter nascido ate os cinco anos de idade.

A partir dessa idade começa a troca de dentes, aonde os dentes de leite caem dando lugar aos permanentes. Aos cinco anos de idade também e comum que os dentes molares (os dentes de tras) comecem a nascer. Lembrando que esses dentes não são provisórios, ou seja não caíram para dar lugar a outros.

Sintomas do nascimento dos dentes do bebê

A erupção dos dentes causam dor e inchaço nas gengivas provocando dificuldades para comer, o que leva o bebê a babar muito e colocar a mão e objetos na boca.

Apesar de não ser comprovado cientificamente muitas mães observam que os bebês sempre tem diarreia e febre e infecções respiratórias . Os médicos falam que esses sintomas aparecem devido aos novos hábitos alimentares  do bebe, e também devido ao bebe ter nessa fase mania de colocar a mao na boca, o que pode levar o bebe a ter alguma virose, que cause diarreia e febre.

Como aliviar os sintomas do nascimento dos dentes do bebe

O frio diminui a inflamação nas gengivas. Então é aconselhado que se coloque gelo sobre a gengiva assim, aliviara o desconforto. Você também pode dar alimentos gelados para o bebe, como maça por exemplo, cortado sempre em pedaços grandes para que o bebe não engasgue, embora todo alimento a ser ofertado a criança e sempre bom ter um adulto sobre vigilância para que não ocorra acidentes. O ideal nesses casos é sempre consultar o dentista para ver o que é melhor dar ao bebê.

Veja também: O que é odontopediatria

Você também pode encontrar nas farmácias um anel de dentição apropriado no qual o bebe poderá roer o que também aliviara os incômodos causados no nascimento dos dentes.