61 3962 0000


Se preferir ligamos para você. Clique aqui

Qual a importância do dentista para crianças e da odontopediatria

Odontopediatria é a especialidade responsável por ajudar os pais a manterem a saúde bucal dos seus pequenos sempre em dias. O dentista pediatra vai dar dicas de como cuidar dos dentes das crianças, como limpar, como prevenir caries entre várias outras coisas.

No post de hoje vamos entender melhor quem é o dentista pediatra e como funciona a odontopediatria de uma forma geral. Vamos ver também como é a formação desse tipo de profissional.

O que é odontopediatria

Odontopediatria é a especialidade responsável por atender crianças, mantendo assim sua saúde bucal sempre em bom estado. Mas além de crianças essa especialidade também abrange em seu atendimento adolescentes, bebês e até mesmo gestantes.

É uma especialidade apaixonante por quem gosta de crianças, mas apenas gostar dos pequenos não basta, também é necessário  gostar de cuidar das crianças e é preciso ter muita paciência.

Em que esse tipo de dentista é diferença dos demais

Esse é um profissional que pode ser considerado completo pois ele entende também de áreas como, dentística, cirurgia e endodontia. Antes de se especializar o dentista pediatra precisa estudar também todos os campos da odontologia.

Além disso tudo esse profissional precisa estudar também psicologia infantil para estar preparado para auxiliar os pais em coisas como medo de dentistas, por grande parte das crianças.

O odontopediatra estuda o desenvolvimento bucal desde muito cedo, quando o bebê ainda está se desenvolvendo na barriga das mães e assim sempre vai auxiliar os pais da criança em coisas como tipos de escovas, como escovar os dentes dos pequenos. Ele também vai fazer com que o ato de cuidar dos dentes seja prazeroso por parte das crianças.

Porque é importante levar as crianças desde cedo ao dentista pediatra

Uma dúvida de muitos pais de primeira viagem é quando levar seus pequenos para a primeira consulta e essa primeira consulta deve ser feita antes mesmo de nascer os primeiros dentes, antes dos 06 meses de vida.

Nessas primeiras consultas o odontopediatra fará o possível para atrair a curiosidade e atenção da criança e com explicações de acordo com a faixa etária de cada uma. Ele poderá utilizar diversos recursos como brinquedos, cadeirinha, cores, etc.

As crianças que estão sempre em contato com o dentista, devido a consultas de rotina, acabam criando um afeto e começam a enxergar seu dentista como um amigo, facilitando então todo o trabalho dos pais e do profissional.